quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PRIMEIRO ACAMPAMENTO OBSERVACIONAL DO CLUBE DE ASTRONOMIA DO CAMPUS CAMAQUÃ

Meteoro brilhante
Tal como está previsto no nosso calendário e como parte das atividades da I Feira de Ciência e Tecnologia e II Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, o Clube de Astronomia do Campus Camaquã está organizando no próprio Campus um acampamento observacional na madrugada do dia 21 para 22 de outubro. A finalidade do mesmo é acompanhar a chuva de meteoros conhecida como Orionídeas, cujo máximo está previsto para essa data.

Que é uma chuva de meteoros?
Se permanecermos observando o céu numa noite estrelada e sem Lua, seguramente, ao longo de uma hora, teremos a oportunidade de ver alguns meteoros – chamados popularmente de estrelas cadentes –, os mesmos são resultado da queima de pequenas partículas vindas do espaço em nossa atmosfera superior. Em algumas épocas, entretanto, nosso planeta atravessa maiores acúmulos de poeira cósmica deixada trás de si pela passagem de cometas, nesse momento acontece o que chamamos de chuvas de meteoros. Neste caso, a ocorrência de meteoros pode sofrer um grande incremento, passando de uma dezena por hora nos dias normais para até 120 por hora na ocorrência de determinadas chuvas de meteoros.
Por que a que vamos observar no dia 21/10 se chamam Orionídeas?
O enxame de partículas deixadas pela passagem dos cometas na sua órbita continua acompanhando trajetória do mesmo como se fosse um rastro, portanto, todas essa partículas chegam a nossa atmosfera em trajetórias paralelas aparentando para nós irradiar do mesmo ponto do céu. Esse ponto onde todas as trajetórias confluem é chamado de radiante meteórica e é identificado com a constelação na qual se encontra. No caso das que observaremos na noite de 21 para 22 de outubro parecem irradiar da constelação de Órion, por isso são chamadas de Orionídeas.  
Posição da radiante como é vista no hemisferio norte
Características das Orionídeas:
Período Máximo: 22 de Outubro
Duração: 15 de Outubro - 29 de Outubro
Taxa de Meteoros por Hora: 20
Constelação: Órion
Ascensão: Reta: 95º
Declinação: +16º
Cometa associado: 1P/Halley

Magnitude média: 2,5

Qual é a atividade prevista no acampamento?
A proposta é aproveitar a noite para realizar diversas observações e conhecer o céu de uma forma mais aprofundada do que acontece normalmente nas nossas atividades. Ao longo da noite teremos a oportunidade de realizar uma identificação mais detalhada das constelações da primavera e poderemos observar com mais cuidado os planetas Júpiter, Urano, Venuse e Marte. Identificaremos o asteróide Vesta, que está sendo orbitado pela sonda Down. A Lua aparecerá na fase minguante pelas 3h da madrugada. Antes do aparecimento da Lua observaremos nebulosas, cúmulos abertos e globulares e teremos oportunidade de observar a galáxia M31, a única galáxia espiral visível a olho nu.
No que se refere especificamente à observação dos meteoros, serão formadas equipes que por determinados períodos registrarão a trajetória e luminosidade dos mesmos, realizando uma contagem detalhada das aparições. Nossas observações dessa noite comporão um relatório a ser encaminhado a diversas entidades que recolhem estes registros, tanto no nível nacional, quanto internacional. Deste modo começaremos a colocar nosso Clube no circuito brasileiro da astronomia observacional.
Registro de uma chuva de meteoros com longa exposição fotográfica
Como participar?
Os alunos interessados em participar deverão inscrever-se numa lista junto com o professor Fabian ou com o aluno Gustavo, bolsista do Projeto Céus do Sul. Alunos menores de idade terão que contar com a autorização de pais ou responsáveis. Os pais também estão convidados a participar da atividade.
Mais informações diretamente com o professor Fabian ou via e-mail:

Nenhum comentário:

Postar um comentário