quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Últimas atividades astronômicas de 2012 no IFSul-Camaquã


Pelo Prof. Fabian Debenedetti

Vai a nossa última postagem do ano para relatar as atividades finais relacionadas com a astronomia no Campus Camaquã do IFSul:

Primeiramente, o Projeto Céus do Sul realizou três saídas: no dia 20/11 visitamos a EEEF Francisco Luiz, no centro de Camaquã, no local, 40 alunos das Séries Finais do Ensino Fundamental mais alguns docentes participaram da palestra seguida de observação.

Dia 22/11 foi a oportunidade de visitar um dos maiores colégios da cidade, o INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÔNEGO LUIZ WALTER HANQUET, no bairro Vila Nova, ali fora apresentada a palestra introdutora à astronomia acompanhada pela observação telescópica da Lua, e outros objetos celestes, a 120 alunos do curso técnico noturno. Como último agendamento do ano, o Projeto Céus do Sul visitou a Escola Agrícola Municipal Chequer Buchaim, na zona rural de Camaquã. Neste caso participaram somente os alunos residentes da escola e parte do corpo docente totalizando vinte pessoas, graças ao entusiasmo dos participantes a jornada se estendeu até 23h. Colocamos a seguir alguns registros gráficos das atividades citadas.
Alunos da EEEF Francisco Luiz atantos à palestra.

Professores e alunos gostaram da observação

A assistência no Instituto Cônego Luiz Walter Hanquet

Os alunos do Cônego se encantaram com a Lua

Na hora da observação na Escola Agricola Chequer Buchaim

A atenta platéia do Chequer Buchaim
 
 
Finalmente, coube ao Clube de Astronomia realizar a última atividade do ano, no dia 28/11 acompanhamos a ocultação de Júpiter pela Lua. Antes disso, em cerimônia com a participação do Diretor do Campus, Leonardo Missiaggia, e da Chefe de Ensino, Ana Maria Geller, procedeu-se à entrega da medalha de bronze obtida na Olimpíada Brasileira de Astronomia por parte do aluno Douglas Avila e à entrega dos certificados aos demais participantes. Como muitas vezes acontece no relativo à observação astronômica, o clima não colaborou plenamente, apenas foi possível observar o início do fenômeno, logo ao sair a Lua em fase cheia, mas as nuvens não permitiram observar a saída do planeta na finalização da ocultação. De todas as maneiras, o visto foi empolgante para a comunidade presente, que incluía alunos dos cursos integrados diurnos, do EJA, docentes e familiares de alunos. A seguir, algumas fotos da jornada.
 
O aluno Douglas Ávila com a medalha de bronze da OBA

Alguns dos 38 alunos participantes
exibindo o certificado da OBA

Todos a postos para observar a ocultação de Júpiter pela Lua
Júpiter e a Lua minutos antes do início da ocultação.
 

sábado, 24 de novembro de 2012

JORNADA DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA


 
CLUBE DE ASTRONOMIA DO IF-SUL – CAMAQUÃ


Ø DIA 28 DE NOVEMBRO (quarta)

Ø 18:15 - ENTREGA DE MEDALHA, CERTIFICADOS DA OBA E PEQUENA PALESTRA SOBRE O FENÔMENO: OCULTAÇÃO PLANETÁRIA, NO MINI-AUDITÓRIO.

Ø 20:30 - OBSERVAÇÃO NO ESTACIONAMENTO

Ø NO PROGRAMA: OCULTAÇÃO DE JÚPITER PELA LUA!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mais uma escola da região recebe a visita do Projeto Céus do Sul

Ontem, dia 25 de outubro, incluimos mais um município da região entre os visitados pelo Projeto Céus do Sul, desta vez, apresentamos a astronomía e os astros aos alunos da EEEM Bento Gonçalves, na cidade de Cristal. Numa noite de céu bem aberto foi possível observar, junto aos 40 alunos presentes, a Lua, com diferentes aumentos, alguns aglomerados e a estrela binária alfa do Centauro. Vejam alguns registros da jornada.
A sala ficou pequena para o público!
Os estudantes se mostraram interessados, e melhor ainda,
 vários deles estabam bem informados sobre o tema. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Céus do Sul presente na jornada cultural organizada pela EMEF Otto Laufer

Um público muito interessado teve que aguardar as janelinhas
entre as nuvens para poder observar a Lua.
Nó dia 23 de outubro tivemos a grata oportunidade de participar de uma belíssima jornada cultural organizada pela EMEF Otto Laufer, na comunidade rural de Bonito, interior do Município de Camaquã. Com motivo da inauguração de um novo prédio de salas de aula, a entrega de boletins e a premiação de um concurso de poesias escolares, a escola organizou um sarau poético. Depois da leitura e premiação dos textos, nada mais inspirador que olhar a Lua e as estrelas! Neste caso, para não alongar a jornada das quase 200 pessoas presentes, fizemos uma breve palestra introdutória, e partimos logo para a observação. Lamentavelmente o clima não colaborou e formações bastante fechadas de nuvens dificultaram a visibilidade, até da Lua, de todos modos a maioria conseguiu ver o nosso satélite natural e se maravilhar com a sua superfície coberta de crateras. Partimos com a promesa de um pronto retorno para assim poder monstrar melhor os astros a essas crianças e pais que aguardaram ansiosamente a oportunidade. A seguir alguns registros da jornada.

Na torcida para que as nuvens não fechassem no seu turno!


Uma vista do magnífico público da jornada

O auxílio do programa Stellarium
é sempre bem-vindo nas nossas apresentações.



Projeto Céus do Sul presente na 2ª Feira de Tecnologia e 3ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces

Como não poderia ser diferente, o projeto Céus do Sul está presente na  2ª Feira de Tecnologia e 3ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces. Como todos os projetos de extensão do Campus ocupa um estande exibindo os telescópios e materiais de divulgação, a bolsista do projeto, Maíra Chagas Moraes explica aos visitantes os objetivos do mesmo e aproveia as visitas das escolas da região para convidar a professores e alunos para que convoquem à visita do mesmo às suas escolas.
A bolsista, Maíra, junto ao coordenador do projeto, Prof. Fabian
Otro momento de participação do Projeto se deu na apresentação que Maíra fez à comunidade escolar:
O momento da apresentação.
Por último, na quarta-feira 24, foi ministrada a palestra "Descobrindo o céu da primavera" por parte do Prof. Fabian Debenedetti com posterior observação da Lua e outros astros além de identificação de constelações e estrelas típicas de esta estação.
O início da apresentação perante uma audiência
 interessada e participativa.
Além de slides, na ~palestra é utilizado o freewere
 Stellarium para representar o céu local.
Para uma demonstração mais efectiva
 utilizamos um láser verde de 500mw
O céu não estava em condições ideais, entretanto,
 foi possível observar a Lua, aglomerados e estrelas binárias.

domingo, 30 de setembro de 2012

Instituto Jõao Paulo II recebe a visita do Projeto Céus do Sul

Pelo Prof. Fabian Debenedetti

Os estudantes acompanharam atentos e participativos.

Devido ao grande número, na observação, foi necessário
 dividir os estudantes em dois grupos
Nesta sexta-feira, 28 de setembro, tivemos a grata oportunidade de levar o Projeto Céus do Sul ao Instituto Estadual de Educação Jõao Paulo II, no bairro Viegas, de Camaquã. Como é possível ver nos registros, na ocasião, aproximadamente duzentos estudantes de Ensino Médio, junto a docentes, assistiram a uma palestra introdutória à astronomia, conheceram um pouco do céu da primaveira e puderam observar a Lua em todo seu esplendor com diversos aumentos nos nossos dois instrumentos. Desde já agradecemos o convite feito pela Direção do Instituto.

Descobrendo as crateras da Lua!
Lamentavelmente, neste horário, não estavam disponíveis
para observação Júpiter nem Saturno.


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

E E E F Dr. Carvalho Bastos em Camaquã recebe o projeto Céus do Sul

Pelo Prof. Fabian Debenedetti
 
 
O momento da palestra
 
Um pouco atrasados com a notícia - foi em 30/08 -, mas vai aqui o registro de mais uma visita do Projeto Céus do Sul a uma escola de Camaquã. Desta vez foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Carvalho Bastos, localizada no bairro do mesmo nome, que teve a iniciativa de convocar nossa presença para apresentar aos uns 120 alunos da Series Finais do Ensino Fundamental um pouco da ciência dos astros e possibilitar sua observação direta através dos nossos telescópios. A seguir alguns registros fotográficos da jornada:
A ansiedade na espera da sua vez de descobrir os astros!
Agora sim chegou a minha vez!
 


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Parabéns Maíra!!

Pelo Prof. Fabian E. Debenedetti

Nos dias dois e três de agosto aconteceu a Quinta Jornada de Iniciação Científica (V JIC IFSul) e a Primeira Mostra de Extensão. A aluna bolsista do Projeto “Céus do Sul” Maíra Chagas Morais, dentro das suas obrigações como bolsista apresentou o mesmo através de uma exposição oral e de um pôster, sendo que, para nossa satisfação, este último obteve o primeiro premio na categoria.

Maíra junto ao pôster triunfador!

sábado, 30 de junho de 2012

Alunos do EJA da EMEF Gustavo Xavier, de Arambaré, tem a oportunidade de observar os astros.

Nesta quinta-feira 28 de junho, o Projeto Céus do Sul teve a oportunidade de expandir mais uma vez a sua presença dentro da região Cetro-sul do Estado. Desta vez o Município de Arambaré recebeu a visita, mais precisamente a EMEF Gustavo Xavier, na localidade de Parada Bonita, requereu a presença do Projeto para que os alunos do EJA tivessem uma introdução à Astronomia, por meio da palestra audiovisual, e pudessem observar a Lua, Marte, Saturno, aglomerados e estrelas binárias através do telescópio do IFSul. A seguir, alguns registros gráficos da jornada.
O momento da palestra.

Antes da observação localizamos constelações,
estrelas importantes e os pontos cardeais.

Aproveitamos para explicar o funcionamento do equipamento.

O esperado momento da observação.

Fomos maravilhosamente recebidos com um café colonial,
e até direito a lembrancinha!

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto "Céus do Sul" presente na Fenadoce, no "Doce brilho das estrelas"

O público da Fenadoce observando a Lua, Saturno e Marte.

Na noite da sexta-feira 01 de junho iniciamos a participação com os telescópios do "Céus do Sul" no espaço "O doce brilho das estrelas", na Fenadoce, em Pelotas. Este espaço e consequência de uma parceria entre a UFPEL e o IFSul e visa disponibilizar para os frequentadores da Feira Nacional do Doce a visualização dos astros, através de projeções no Planetário Móvel da UFPEL e dos telescópios de ambas instituições. O evento acontecerá todas as sextas feiras desde as 20h. Nesta primeira sexta, foram instalados cinco telescópios, um Meade da UFPEL, e quatro Celestron CPC 800 do IFSul, dois do Campus Pelotas e os dois do nosso Campus (Camaquã). Aguardamos a visita de vocês nas próximas duas apresentações, dias 08 e 15 de junho!

Os cinco telescópios instalados, antes da chegada do público.

 

Apresentamos pôster sobre os projetos de astronomia do IFSul-Camaquã

Por Fabian Debenedetti


No dia 30 de maio, no II Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu em Florianópolis, apresentamos o pôster intitulado "Astronomia em extensão: Uma proposta interdisciplinar para além dos muros da escola" sobre os projetos de astronomia que estamos coordenando no Campus Camaquã do IFSul, o Clube de Astronomia e o Céus do Sul. A finalidade da apresentação era mostrar nosso trabalho como uma forma interdisciplinar de trabalhar conteúdos das disciplinas curriculares no âmbito de uma ciência abrangente como a Astronomia. Por outro lado procuramos fazer contato com colegas que levam adiante experiências similares em outros Institutos. Ambos objetivos foram plenamente realizados contatando com dezenas de interessados.



domingo, 20 de maio de 2012

Alunos do IFSul-Camaquã participam de XV OBA


Na sexta-feira 11 de maio, 40 alunos dos cursos integrados do IFSul-Camaquã realizaram a prova da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia. Como nossos cursos recem começaram na segunda metade de 2010, nossos alunos ainda estão cursando os primeiros anos, sendo que a prova contemplou conteudos avanzados principalmente referidos a Matemática e Física, a intenção não era outra que a da participação e o treinamento visando futuras provas. Parabenizamos aos participantes qualquera seja  o resultado final, pois mostraram entrega, dedicação e vontade de dar o seu melhor em representação da nossa instituição.
OBRIGADO ALUNOS!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Sepé Tiarajú” recebe o Projeto “Céus do Sul”

No dia 09 de maio – depois de um adiamento provocado pelas condições climáticas -, a Direção EMEF “Sepé Tiarajú”, de Camaquã, oportunizou aos seus alunos a observação dos astros e uma palestra introdutória à astronomia através da visita do Projeto “Céus do Sul”. Uma entusiasmada plateia de alunos do Ensino Fundamental ouviu atentamente explicações sobre a origem da astronomia, a presença desta ciência no seu cotidiano e conceitos básicos, como constelações, mudanças das estações, estrelas, planetas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias. A segunda parte da atividade consistiu na observação direta dos objetos celestes por meio dos dois telescópios Celestron CPC 800 do Campus Camaquã do IFSul. Alunos e professores apreciaram Saturno, Marte, Venus, a estrela binária Alfa do Centauro e o aglomerado aberto conhecido popularmente como “caixa de joias”.
O momento da palestra.

Antes da observação com os telescópios ajudamos
 a identificar as constelações, as principais coordenadas celestes
 e diferentes objetos que vão ser observados.
 Para isto usamos um laser pointer.

Finalmente o momento mais esperado, o da observação!

domingo, 13 de maio de 2012

Clube de Astronomia do IFSul Camaquã realiza o primeiro acampamento observacional do ano.

Pelo Prof. Fabian Debenedetti
Os entusiastas participantes do acampamento!

Como previsto no nosso calendário de atividades, na noite de sexta-feira 04 de maio foi realizado o Primeiro Acampamento Observacional de 2012. Para esses efeitos contamos, novamente, com a boa vontade do Diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rui Barbosa”, Marcelo Schmidt Fernandes, que gentilmente cedeu as instalações da mesma para passarmos a noite. A escola fica em uma localidade privilegiada do interior do Município de Camaquã, na Chácara Velha, local alto, com um céu sem nenhuma poluição luminosa e que geralmente fica por cima da cerração frequente em esta época. Tínhamos como objetivo observar o máximo da Chuva de meteoros Eta-aquarídios, de fato a observação foi levada a cabo, mas a Lua, quase na fase cheia, dificultou bastante a contagem dos meteoros menos brilhantes. Do mesmo modo, como não podia ser diferente, também nebulosas e aglomerados não puderam ser observados em sua plenitude. Entretanto, sim foi possível apreciar Saturno em todo seu esplendor, ficaram evidentes detalhes dos anéis e a movimentação de suas luas ao longo da noite. Também visualizamos Marte com alguns detalhes da sua superfície, incluindo a calota polar. Como a Lua se impôs com sua magnificência, aproveitamos para mostrar diversos detalhes da constituição das suas crateras e mares utilizando a câmera Neximage ligada no computador.

A participação dos alunos foi excelente, 43 alunos, muito bem comportados e comprometidos com as atividades, desde já, agradeço a eles a atitude interessada e a boa disposição para passar uma noite ao relento, partilhando deste modo o sacrifício característico da lida do verdadeiro astrônomo amador. Agradeço mais uma vez ao Diretor Marcelo por ter nos permitido usufruir das ótimas acomodações da escola, faço também questão de estender nosso agradecimento aos esforçados motoristas do campus, Luis e Alex, que tiveram que fazer duas viagens com o micro.
A seguir colocamos varias fotos que ilustram a atividade e a tabela com o resultado da contagem de meteoros Eta-aquarídios.
Uma vista dos equipamentos usados:
 dois telescópios Schmidt-Cassegrain
 Celestron CPC800 e um refrator Greika de 60mm

A seguir, algumas tomas dos diversos grupos
 de participantes em suas acomodações

Add caption

Add caption


Neste caso, realizando a contagem de meteoros.
 Divididos em grupos de quatro e em turnos de meia hora,
 cada observador contemplava um quadrante do céu.



Magnitude

Horário
Observadores
-20
-10
0
10
20
30
40
Total

02:00 – 02:30
Victória
-
-
-
-
-
-
-
0
3

Julia
-
-
x
-
-
-
-
1

Christian
-
-
-
-
xx
-
-
2

Geovana
-
-
-
-
-
-
-
0
02:30 – 03:00
Diego
-
xx
x
x
-
x
x
6
21

Emily
-
x
-
-
-
xx
xx
5

Matheus
-
-
-
x
xx
x
x
5

Caroline
x
x
-
-
-
xx
x
5
03:00 – 03:30
Rúbia
-
-
x
-
x
-
-
2
8

Deborah
-
-
-
-
x
x
x
3

Jessyca
-
x
-
-
x
-
-
2

Fábio
x
-
-
-
-
-
-
1
03:30 – 04:00
Larissa
-
-
xx
-
-
xx
x
5
19

Litiane
-
x
x
-
x
x
xxx
7

Juciele
-
-
-
-
-
xxx
xx
5

Silvia
-
-
x
-
-
-
x
2
04:00- 04:30
Amanda V
-
-
-
x
-
xx
x
4
10

Amanda R
-
-
-
-
-
x
xx
3

Sem nome na ficha
x
-
-
-
-
x
x
3
04:30 – 05:00
Vitória
-
xx
-
-
-
x
x
4
17

Juliana
-
x
xx
x
-
-
-
4

Antonio
-
-
xxx
x
x
-
-
5

Priscila
-
-
-
-
-
xx
xx
4
05:00 – 05:30
Débora
x
-
x
-
-
-
xx
4
6

Renata
-
-
-
-
-
-
-
0

Luis Eduardo
-
x
-
x
-
-
-
2

TOTAIS
4
10
13
06
09
20
22
84

Graças à qualidade do céu na Chacara Velha,
conseguimos a, até agora,
melhor fotografia de Saturno com a câmera Neximage!
Como sempre, depois de uma magnífica noite,
 completando o ciclo da natureza,
 tivemos a oportunidade de apreciar
um estonteante amanhecer desde a serra!