quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Clube de Astronomia do IFSul Camaquã fechou o ano com o segundo acampamento observacional

Como não podia ser de outro modo, o Clube de Astronomia Do IFSul Camaquã terminou o ano realizando o Segundo Acampamento Observacional. Desta vez, ao invés de ficar no próprio Instituto, contamos com a parceria da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rui Barbosa”, gentilmente, o diretor da mesma, Marcelo Schmidt Fernandes, se prontificou a facilitar a instalação do acampamento na quadra da escola. A preferência por este local se deve a que se encontra a 17 km de Camaquã, subindo a serra e sem nenhum núcleo urbano por perto. Além do mais, esta escola rural foi a primeira em solicitar a presença do Projeto Céus do Sul e tem um trabalho de destaque direcionado para a OBA.
À esquerda temos uma vista parcial do acampamento, com os telescópios Celestron CPC 800 já a postos, aguardando a grande noite! A continuação, algumas cenas da preparação do acampamento, devido a estarmos na fase final do ano letivo e do acampamento ser fora da cidade, um número menor de alunos participaram, foram ao todo 13 alunos junto com quem escreve, professor Fabian Debenedetti. Recebemos tamba visita do Diretor Administrativo do Campus Camaquã, Edison Viana, junto com sua família e do Diretor da Escola Rui Barbosa junto com a sua esposa Ariela. 
Na expectativa...
Os astronautas se dirigem a abordar a nave :)
Não podem faltar espregiçadeiras e cobertores


Na foto à direita, os participantes identificam as constelações e realizam observações com binóculos para identificar campos estelares na Via Láctea

No início da noite chegamos a temer pelo sucesso do acampamento, cirros e cirros-estratos dificultaram bastante a observação, enquanto no horizonte norte, as luzes de relâmpagos ameaçavam nossa paz. Para amenizar a espera de melhor céu, fizemos uma rodinha de estórias, coisa que não pode faltar num bom acampamento, vejam a foto à esquerda.
Logo após o entardecer observamos e fotografamos Venus, como se vê na foto à direita. Como não podia ser de outro modo, enquanto não esta em uma fase mais marcante, é um tanto sem graça por não apresentar nenhum detalhe.
Por sorte Júpiter nunca falha na hora de dar show, vejam à esquerda Europa começando a passar na frente do planeta e a sombra do satélite projetada nas nuvens superiores da atmosfera do gigante, à direita do planta se encontram Io e Ganímedes.
Um primer plano de Júpiter, Europa aparece como uma mancha
branca perto da borda esquerda do planeta


 Pelas 03h30min surgiu Marte em condições de observação, alias, ainda não está em um momento ideal para isso, está perto da quadratura, de ai que seja visível com uma fase pronunciada, em torno de 70% do disco, sendo que seu diâmetro angular é ainda pequeno. A melhor época para a observação deste planeta será em março, quando estiver na oposição. De todos os modos, como se vê na fotografia da esquerda, se notam alguns detalhes na região central e principalmente a calota polar, no lado inferior, no norte do planeta vermelho.
Já no amanhecer foi possível observar e fotografar Saturno, destaque para a sombra do planeta no anel, no lado inferior direito do mesmo. Satuno acabou de passar pela conjunção com o Sol, por isso não está nas melhores condições de observação.
A seguinte e a programação que tinhamos previsto para o acampamento:

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO SEGUNDO ACAMPAMENTO OBSERVACIONAL
Período
Atividade
19h30min a 20h30min
Instalação do acampamento
20h30min a 21h30min
Observação e fotografia de Venus
21h30min a 22h30min
Observação e fotografia de Júpiter
22h30min a 01h30min
Observação de objetos do céu profundo: M42, 47tucanae (ngc104), galáxias ngc55 e ngc253, aglomerados Plêiades, ngc2516,ngc3532, Plêiades do sul (ic2602), ngc 3114, m41, ETA carinae (ngc3372), Presépio, M35.
01h30min a 04h
Registro de meteoros
04h a 05h
Observação e fotografia de Marte, Saturno e a Lua
04h50min
Passagem ISS
05h30min
Fim do acampamento

Destas atividades, a que não pode ser realizada foi a observação telescópica da Lua e o acompanhamento sistemático da queda de meteoros, entretanto, ao longo da noite, principalmente depois de saírem as nuvens, foram contabilizados por volta de trinta, nenhum de brilho especial, mas pode se constatar a ocorrência de quase a metade parecendo emergir de um radiante situado na constelação da Carina. Finalmente, cabe destacar que quando fomos para um lugar mais aberto a fim de observar a passagem da ISS, perto do amanhecer foi possível ver no horizonte leste a cauda do cometa Lovejoy com aproximadamente 15o de longitude, lamentavelmente não conseguimos realizar um registro fotográfico da mesma, dada a a pouca qualidade das nossas máquinas digitais. Para esse tipo de fenômeno, assim como para fotografar os objetos de céu profundo, nos faz muita falta a câmera Cannon Eos que já esta em processo de aquisição.

Precisamente, uma das atividades da programação que teve mais sucesso, depois de sumirem as nuvens, foi a observação de aglomerados, nebulosas e galáxias. Devido a escuridão quase perfeita do céu, foi possível observar a estrutura filamentosa da nebulosa de Órion (M42), a forma lobular de gás na frente da estrela Eta Carinae, vários aglomerados abertos riquíssimos - estão enumerados na tabela -, além de objetos sutis como a galáxia NGC 253 na constelação do Esculptor. O aglomerado globular 47 Tucanae (NGC 104) parecia querer pular da ocular de tão brilhante! Realmente, até um astrônomo amador experiente, como quem escreve, sentiu o coração palpitando com a força que só o descobrimento das maravilhas do cosmos provoca.

Para completar a jornada deixamos duas fotos do amanhecer que transparecem a magnificência da natureza no local onde nos instalamos.

O minguante lunar sobre o vale
 aponta o lugar onde nascerá o Sol
O Sol raiando poucas horas antes do Solstício de Verão, espectacular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário