quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um mundo habitável fora do nosso sistema?

Um novo planeta, localizado a cerca de 36 anos-luz, pode ser o mundo mais parecido com a Terra, desde que tenha nuvens. Batizado HD85512b, o objeto orbita uma estrela anã alaranjada na constelação de Vela, vista do Hemisfério Sul.Com massa 3.6 vezes a da Terra, o planeta gira em torno de sua estrela na distância certa para ter água líquida em sua superfície, condição crucial para a existência da vida como a conhecemos.
O planeta HD85512b foi descoberto por astrônomos usando o European Southern Observatory, no Chile. Eles empregaram uma técnica conhecida como velocidade radial, que detecta variações cíclicas na luz emitida pelas estrelas, indicando puxões gravitacionais de planetas que girem ao seu redor.
Imagem meramente ilustrativa.

Água líquida
A distância do novo planeta em relação à sua estrela está exatamente no limite que os cientistas querem que esteja para que possua água líquida. Comparativamente, se fosse colocado no Sistema Solar, obedecendo a mesma escala, o planeta estaria em uma órbita só um pouco mais longe que a de Vênus. Portanto, receberia mais energia solar que a Terra.
Contudo, o HD85512b não é necessariamente quente. Os cientistas calculam que uma capa de nuvens cobre pelo menos 50% o planeta, refletindo a luz de sua estrela de volta para o espaço, evitando superaquecimento. Em comparação, a Terra tem 60% de sua área coberta por nuvens.
Atmosfera respirável
Nuvens de vapor de água dependem da presença de uma atmosfera semelhante à da Terra e isso ainda não foi detectado em relação ao HD85512b. Contudo, modelos de formação planetária predizem que objetos com massa mais de dez vezes a da Terra podem ter atmosfera dominada por hidrogênio e hélio. Mundos menos massivos, como o HD85512b, devem possuir atmosfera mais parecida com a da Terra, feita basicamente de nitrogênio e oxigênio.
O planeta recém-descoberto é o segundo mundo rochoso fora do Sistema Solar a ter órbita confirmada dentro da zona habitável de sua estrela, região nem tão quente, e nem tão fria. O outro é o planeta Gliese 581d, localizado no limite gelado da zona habitável de sua estrela.
Clima estável
Mais informações estão sendo aguardadas pelos cientistas, para que se possa especular se há alguma forma de vida nesse mundo. Contudo, é um forte candidato a abrigar seres vivos. Além de tamanho e distância estelar apropriados, o HD85512b tem mais dois pontos a favor da vida.
Uma delas é uma órbita aproximadamente circular, o que proporciona um clima estável. Além disso, sua estrela, HD85512, é mais velha que nosso próprio Sol e, portanto, menos ativa. Logo, deve ter tempestades eletromagnéticas menos intensas, o que é uma vantagem: fortes descargas de energia eletromagnética danificariam sua atmosfera.
Mundo alien
Outro fator importante é a idade do sistema estelar, cerca de 5,6 bilhões de anos, tempo suficiente para a vida se originar e se desenvolver. Isso é um bilhão de anos mais velho que o Sistema Solar, que tem cerca de 4,6 bilhões de anos.
Dado o limite atual das viagens espaciais, é impossível aos seres humano visitarem HD85512b. Contudo, seria um mundo bastante estranho, por ser lamacento, quente e ter gravidade 1,4 vezes a da Terra.
Fonte: Livromundo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário