sábado, 30 de junho de 2012

Alunos do EJA da EMEF Gustavo Xavier, de Arambaré, tem a oportunidade de observar os astros.

Nesta quinta-feira 28 de junho, o Projeto Céus do Sul teve a oportunidade de expandir mais uma vez a sua presença dentro da região Cetro-sul do Estado. Desta vez o Município de Arambaré recebeu a visita, mais precisamente a EMEF Gustavo Xavier, na localidade de Parada Bonita, requereu a presença do Projeto para que os alunos do EJA tivessem uma introdução à Astronomia, por meio da palestra audiovisual, e pudessem observar a Lua, Marte, Saturno, aglomerados e estrelas binárias através do telescópio do IFSul. A seguir, alguns registros gráficos da jornada.
O momento da palestra.

Antes da observação localizamos constelações,
estrelas importantes e os pontos cardeais.

Aproveitamos para explicar o funcionamento do equipamento.

O esperado momento da observação.

Fomos maravilhosamente recebidos com um café colonial,
e até direito a lembrancinha!

domingo, 3 de junho de 2012

Projeto "Céus do Sul" presente na Fenadoce, no "Doce brilho das estrelas"

O público da Fenadoce observando a Lua, Saturno e Marte.

Na noite da sexta-feira 01 de junho iniciamos a participação com os telescópios do "Céus do Sul" no espaço "O doce brilho das estrelas", na Fenadoce, em Pelotas. Este espaço e consequência de uma parceria entre a UFPEL e o IFSul e visa disponibilizar para os frequentadores da Feira Nacional do Doce a visualização dos astros, através de projeções no Planetário Móvel da UFPEL e dos telescópios de ambas instituições. O evento acontecerá todas as sextas feiras desde as 20h. Nesta primeira sexta, foram instalados cinco telescópios, um Meade da UFPEL, e quatro Celestron CPC 800 do IFSul, dois do Campus Pelotas e os dois do nosso Campus (Camaquã). Aguardamos a visita de vocês nas próximas duas apresentações, dias 08 e 15 de junho!

Os cinco telescópios instalados, antes da chegada do público.

 

Apresentamos pôster sobre os projetos de astronomia do IFSul-Camaquã

Por Fabian Debenedetti


No dia 30 de maio, no II Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu em Florianópolis, apresentamos o pôster intitulado "Astronomia em extensão: Uma proposta interdisciplinar para além dos muros da escola" sobre os projetos de astronomia que estamos coordenando no Campus Camaquã do IFSul, o Clube de Astronomia e o Céus do Sul. A finalidade da apresentação era mostrar nosso trabalho como uma forma interdisciplinar de trabalhar conteúdos das disciplinas curriculares no âmbito de uma ciência abrangente como a Astronomia. Por outro lado procuramos fazer contato com colegas que levam adiante experiências similares em outros Institutos. Ambos objetivos foram plenamente realizados contatando com dezenas de interessados.