sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mais uma escola da região recebe a visita do Projeto Céus do Sul

Ontem, dia 25 de outubro, incluimos mais um município da região entre os visitados pelo Projeto Céus do Sul, desta vez, apresentamos a astronomía e os astros aos alunos da EEEM Bento Gonçalves, na cidade de Cristal. Numa noite de céu bem aberto foi possível observar, junto aos 40 alunos presentes, a Lua, com diferentes aumentos, alguns aglomerados e a estrela binária alfa do Centauro. Vejam alguns registros da jornada.
A sala ficou pequena para o público!
Os estudantes se mostraram interessados, e melhor ainda,
 vários deles estabam bem informados sobre o tema. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto Céus do Sul presente na jornada cultural organizada pela EMEF Otto Laufer

Um público muito interessado teve que aguardar as janelinhas
entre as nuvens para poder observar a Lua.
Nó dia 23 de outubro tivemos a grata oportunidade de participar de uma belíssima jornada cultural organizada pela EMEF Otto Laufer, na comunidade rural de Bonito, interior do Município de Camaquã. Com motivo da inauguração de um novo prédio de salas de aula, a entrega de boletins e a premiação de um concurso de poesias escolares, a escola organizou um sarau poético. Depois da leitura e premiação dos textos, nada mais inspirador que olhar a Lua e as estrelas! Neste caso, para não alongar a jornada das quase 200 pessoas presentes, fizemos uma breve palestra introdutória, e partimos logo para a observação. Lamentavelmente o clima não colaborou e formações bastante fechadas de nuvens dificultaram a visibilidade, até da Lua, de todos modos a maioria conseguiu ver o nosso satélite natural e se maravilhar com a sua superfície coberta de crateras. Partimos com a promesa de um pronto retorno para assim poder monstrar melhor os astros a essas crianças e pais que aguardaram ansiosamente a oportunidade. A seguir alguns registros da jornada.

Na torcida para que as nuvens não fechassem no seu turno!


Uma vista do magnífico público da jornada

O auxílio do programa Stellarium
é sempre bem-vindo nas nossas apresentações.



Projeto Céus do Sul presente na 2ª Feira de Tecnologia e 3ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces

Como não poderia ser diferente, o projeto Céus do Sul está presente na  2ª Feira de Tecnologia e 3ª Mostra de Ciências Exatas e Suas Interfaces. Como todos os projetos de extensão do Campus ocupa um estande exibindo os telescópios e materiais de divulgação, a bolsista do projeto, Maíra Chagas Moraes explica aos visitantes os objetivos do mesmo e aproveia as visitas das escolas da região para convidar a professores e alunos para que convoquem à visita do mesmo às suas escolas.
A bolsista, Maíra, junto ao coordenador do projeto, Prof. Fabian
Otro momento de participação do Projeto se deu na apresentação que Maíra fez à comunidade escolar:
O momento da apresentação.
Por último, na quarta-feira 24, foi ministrada a palestra "Descobrindo o céu da primavera" por parte do Prof. Fabian Debenedetti com posterior observação da Lua e outros astros além de identificação de constelações e estrelas típicas de esta estação.
O início da apresentação perante uma audiência
 interessada e participativa.
Além de slides, na ~palestra é utilizado o freewere
 Stellarium para representar o céu local.
Para uma demonstração mais efectiva
 utilizamos um láser verde de 500mw
O céu não estava em condições ideais, entretanto,
 foi possível observar a Lua, aglomerados e estrelas binárias.