sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Conclusão da Rosa dos Ventos

Como tínhamos planejado, ainda que no último dia letivo de 2011 - “encima do laço”, como se diz popularmente - conseguimos concluir a Rosa dos Ventos na base da estação meteorológica no Campus Camaquã do IFSul. Com a colaboração de vários alunos nas diversas fases, e com o imprescindível apoio da equipe de manutenção do campus - que forneceu ferramentas e alguns materiais -, foi possível dar por concluída a construção da mesma. Como viram em um post anterior, a localização do meridiano e dos pontos cardeais estava pronta, faltava o trabalho mais pesado, desenhar a Rosa e realizar o mosaico com cerâmica quebrada. As fotos a continuação ilustram o processo até o resultado final.
os alunos Lauriele, Bruno e Juliana ajudaram
 quebrando a cerámica e separando as cores
O professor Fabian (na foto junto com a aluna Débora) e o
aluno bolsista Gustavo iniciaram a colocação da cerâmica.


Os alunos Victória, João Paulo, Eduardo e Leonel colborando.

O aluno Douglas, foi um dos que mais se comprometeram
com o projeto, além de verificar os pontos cardeais com a bússola,
 como publicado anteriormente, aportou cerâmica e ajudou
 na fase de acabamento com o rejunte
O Prof Leonardo (Chefe de Ensino), a Profa Ana
 (Coord. do curso de Controle Ambiental)
 recebem explicações sobre a Rosa.
A Rosa dos ventos já finalizada e limpa de rejunte.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Clube de Astronomia do IFSul Camaquã fechou o ano com o segundo acampamento observacional

Como não podia ser de outro modo, o Clube de Astronomia Do IFSul Camaquã terminou o ano realizando o Segundo Acampamento Observacional. Desta vez, ao invés de ficar no próprio Instituto, contamos com a parceria da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rui Barbosa”, gentilmente, o diretor da mesma, Marcelo Schmidt Fernandes, se prontificou a facilitar a instalação do acampamento na quadra da escola. A preferência por este local se deve a que se encontra a 17 km de Camaquã, subindo a serra e sem nenhum núcleo urbano por perto. Além do mais, esta escola rural foi a primeira em solicitar a presença do Projeto Céus do Sul e tem um trabalho de destaque direcionado para a OBA.
À esquerda temos uma vista parcial do acampamento, com os telescópios Celestron CPC 800 já a postos, aguardando a grande noite! A continuação, algumas cenas da preparação do acampamento, devido a estarmos na fase final do ano letivo e do acampamento ser fora da cidade, um número menor de alunos participaram, foram ao todo 13 alunos junto com quem escreve, professor Fabian Debenedetti. Recebemos tamba visita do Diretor Administrativo do Campus Camaquã, Edison Viana, junto com sua família e do Diretor da Escola Rui Barbosa junto com a sua esposa Ariela. 
Na expectativa...
Os astronautas se dirigem a abordar a nave :)
Não podem faltar espregiçadeiras e cobertores


Na foto à direita, os participantes identificam as constelações e realizam observações com binóculos para identificar campos estelares na Via Láctea

No início da noite chegamos a temer pelo sucesso do acampamento, cirros e cirros-estratos dificultaram bastante a observação, enquanto no horizonte norte, as luzes de relâmpagos ameaçavam nossa paz. Para amenizar a espera de melhor céu, fizemos uma rodinha de estórias, coisa que não pode faltar num bom acampamento, vejam a foto à esquerda.
Logo após o entardecer observamos e fotografamos Venus, como se vê na foto à direita. Como não podia ser de outro modo, enquanto não esta em uma fase mais marcante, é um tanto sem graça por não apresentar nenhum detalhe.
Por sorte Júpiter nunca falha na hora de dar show, vejam à esquerda Europa começando a passar na frente do planeta e a sombra do satélite projetada nas nuvens superiores da atmosfera do gigante, à direita do planta se encontram Io e Ganímedes.
Um primer plano de Júpiter, Europa aparece como uma mancha
branca perto da borda esquerda do planeta


 Pelas 03h30min surgiu Marte em condições de observação, alias, ainda não está em um momento ideal para isso, está perto da quadratura, de ai que seja visível com uma fase pronunciada, em torno de 70% do disco, sendo que seu diâmetro angular é ainda pequeno. A melhor época para a observação deste planeta será em março, quando estiver na oposição. De todos os modos, como se vê na fotografia da esquerda, se notam alguns detalhes na região central e principalmente a calota polar, no lado inferior, no norte do planeta vermelho.
Já no amanhecer foi possível observar e fotografar Saturno, destaque para a sombra do planeta no anel, no lado inferior direito do mesmo. Satuno acabou de passar pela conjunção com o Sol, por isso não está nas melhores condições de observação.
A seguinte e a programação que tinhamos previsto para o acampamento:

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES DO SEGUNDO ACAMPAMENTO OBSERVACIONAL
Período
Atividade
19h30min a 20h30min
Instalação do acampamento
20h30min a 21h30min
Observação e fotografia de Venus
21h30min a 22h30min
Observação e fotografia de Júpiter
22h30min a 01h30min
Observação de objetos do céu profundo: M42, 47tucanae (ngc104), galáxias ngc55 e ngc253, aglomerados Plêiades, ngc2516,ngc3532, Plêiades do sul (ic2602), ngc 3114, m41, ETA carinae (ngc3372), Presépio, M35.
01h30min a 04h
Registro de meteoros
04h a 05h
Observação e fotografia de Marte, Saturno e a Lua
04h50min
Passagem ISS
05h30min
Fim do acampamento

Destas atividades, a que não pode ser realizada foi a observação telescópica da Lua e o acompanhamento sistemático da queda de meteoros, entretanto, ao longo da noite, principalmente depois de saírem as nuvens, foram contabilizados por volta de trinta, nenhum de brilho especial, mas pode se constatar a ocorrência de quase a metade parecendo emergir de um radiante situado na constelação da Carina. Finalmente, cabe destacar que quando fomos para um lugar mais aberto a fim de observar a passagem da ISS, perto do amanhecer foi possível ver no horizonte leste a cauda do cometa Lovejoy com aproximadamente 15o de longitude, lamentavelmente não conseguimos realizar um registro fotográfico da mesma, dada a a pouca qualidade das nossas máquinas digitais. Para esse tipo de fenômeno, assim como para fotografar os objetos de céu profundo, nos faz muita falta a câmera Cannon Eos que já esta em processo de aquisição.

Precisamente, uma das atividades da programação que teve mais sucesso, depois de sumirem as nuvens, foi a observação de aglomerados, nebulosas e galáxias. Devido a escuridão quase perfeita do céu, foi possível observar a estrutura filamentosa da nebulosa de Órion (M42), a forma lobular de gás na frente da estrela Eta Carinae, vários aglomerados abertos riquíssimos - estão enumerados na tabela -, além de objetos sutis como a galáxia NGC 253 na constelação do Esculptor. O aglomerado globular 47 Tucanae (NGC 104) parecia querer pular da ocular de tão brilhante! Realmente, até um astrônomo amador experiente, como quem escreve, sentiu o coração palpitando com a força que só o descobrimento das maravilhas do cosmos provoca.

Para completar a jornada deixamos duas fotos do amanhecer que transparecem a magnificência da natureza no local onde nos instalamos.

O minguante lunar sobre o vale
 aponta o lugar onde nascerá o Sol
O Sol raiando poucas horas antes do Solstício de Verão, espectacular!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Algumas fotos feitas em 12/12, céu com muita turbulência

Jupiter com três dos seus satélites às 22:30, Calisto ficou fora da foto do lado direito. Telescópio Celestron CPC800, câmera Neximage no plano focal, sem Barlow, processada com Registax6 sobre 1100 frames.
Lua gibosa, recém nascendo, por isso a turbulência é notória. Telescópio Celestron CPC800, câmera do celular Nokia 5230, na ocular de 32mm.
Vista parcial, no centro da foto o Mare Nubium margeado, a direita pela Cratera Tycho e a esquerda a Cratera Copérnico.Telescópio Celestron CPC800, câmera do celular Nokia 5230, na ocular de 32mm.
Venus, de muito difícil observação por causa da inestabilidade atmosférica. Telescópio Celestron CPC800, câmera Neximage no plano focal, com Barlow 2x e filtro verde, processada com Registax6 sobre 1200 frames. Como sempre, nenhum detalhe à vista.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

2o ACAMPAMENTO OBSERVACIONAL

Ø DIA 20 DE DEZEMBRO

Ø SAIREMOS ÀS 19H DO IF, RETORNO ÁS 07H DO DIA 21

Ø SERÁ NA ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA, na estrada ChÁcara Velha, “Vila Aurora”

Ø PROGRAMAÇÃO: Em princípio esta atividade estava planejada para o dia 16, entretanto, por rações climáticas, foi necessário pospô-la, com isso, não será possível acompanhar a chuva de meteoros “Geminídeos. De todos os modos será feita a contagem de meteoros entre a 01h e as 05h.

Além disso, aproveitando as condições mais propícias do céu - por ser no interior –,observaremos com mais detalhe objetos como nebulosas e aglomerados, também poderemos ver Venus, Júpiter, Marte e Saturno. Aproveitaremos para mostrar técnicas de fotografia com nossos equipamentos.

Importante: Desta vez, por causa do transporte, os participantes deverão estar inscritos na lista com número de documento de identidade até segunda-feira 19/12 às 17h. Para embarcar, deverão estar em mãos com o documento de identidade e a autorização assinada pelo responsável, sem exceção.
Para inscrever-se ou por mais informações procurar o Prof. Fabian ou o aluno bolsista Gustavo!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fotografando a Lua e Júpiter

Por Fabian Debenedetti
Postamos mais uma foto de Júpiter realizada no dia 18/11/2011 e cinco fotos da Lua, a primeira sem filtro em 01/12 e as outras com filtro, no quarto crescente, em 02/12. Todas as fotos foram realizadas com a câmera Neximage no telescópio Celestron CPC800 e processadas com o programa Registax 6.
Esperamos em futuras fotografias aprimorar mais a técnica, mas esperamos que gostem destas primeiras tentativas!

Júpiter, destaque para a chamada Grande Mancha Vermelha, no centro da faixa de nuvens da região tropical sul do planeta, reparem nas turbulências adjacentes. Na zona tropical norte aparecem duas tempestades menores que se destacam pela cor mais escura, o tamanho da que se encontra à direita é similar ao do nosso planeta!
etremo do Mar da Tranquilidade,
 em destaque a cratera Delambre de 52km de diâmetro


Extremo sul do Mar da Fecundidade.














Mar de Néctar com destaque para a cratera Teophilus,
 de 100km, vejam a montanha no seu centro.



Região de alta densidade de crateras antigas,
as maiores que se veem acima na foto são:
Maurolycus de 116km e Stöfler de 126km de diâmetro
Amanhece na cratera Walter de 128km, no centro da imagem.
Vejam o topo da montanha central da cratera
começando a ser iluminado pelos raios do Sol.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Escola Estadual São Bernardino de Sena recebe a visita do Projeto Céus do Sul

Por: Fabian Debenedetti

Alunos e professoras se mostraram muito participativos e interessados






Sessenta pessoas, entre alunos do EJA e professores, tiveram a oportunidade de observar os astros com os telescópios do Projeto Céus do Sul na Escola Estadual São Bernardino de Sena, no Bairro COHAB de Camaquã. Como é de praxe nas atividades do Projeto, foi ministrada uma palestra introdutória aos fundamentos da astronomia e depois partimos para a observação dos corpos celestes com os dois telescópios Celestron. Na oportunidade estreamos um novo método de exibição consistente em ligar a câmera Neximage em um dos instrumentos e projetar a imagem na tela do computador, deste modo, todos os participantes puderam realizar um sobrevoo virtual das crateras, montanhas e mares da Lua.
Sempre é importante falar na história da astronomia
Observamos Júpiter e a Lua

Estreamos uma nova técnica para mostrar a Lua,
com a câmera no lugar da ocular,
foi possível realizar um sobrevoo da Lua projetada na tela do notebook.

Melhores fotos do espaço 2011 para a National Geographic, maravilhosas!!

Cliquem neste link e vejam impressionantes fotos do espaço, vale a pena!!http://news.nationalgeographic.com/news/2011/12/pictures/111201-best-space-pictures-year-2011-aurora-eclipse-meteor-sun/?fb_ref=.TtjJSCN877Q.like&fb_source=profile_oneline