segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bússola x Rosa dos Ventos

Por Douglas Avila*

Os mais curiosos talvez testem a precisão do método utilizado para a construção da Rosa dos  Ventos no IFSUL campus Camaquã e podem ter uma surpresa ao apontar a bússola diante de nossas marcações: certamente ocorrerá uma diferença entre a agulha do instrumento e as marcas dos pontos cardeais. Essa diferença se pela Declinação Magnética, que é uma incoerência entre os polos Norte Magnético o e Geográfico. O Polo Norte Geográfico, que está apontado em nossa Rosa dos Ventos, é o eixo de rotação do planeta e não tem, necessariamente, a obrigação de coincidir com o Norte Magnético, gerado pelo magnetismo decorrente da rotação da terra.

A declinação magnética de um local é a medida do ângulo formado entre a direção do norte magnético, apontado pela agulha de uma bússola, com relação à direção do norte verdadeiro (geográfico).

Como convenção ficou decidido que essa diferença em graus à direita do norte geográfico (leste), seria positiva e que a diferença à esquerda (oeste) seria negativa. Veja dois exemplos para facilitar o entendimento:

è Uma declinação positiva ou leste significa que o norte magnético está desviado do norte verdadeiro no sentido horário.

è Uma declinação negativa ou oeste significa que o norte magnético está desviado no sentido anti-horário.
Curvas isogônicas (de mesma declinação magnética ref.leste) da Terra no ano 2000. Observam-se grandes declinações, até +/- 40º nas proximidades dos 2 polos magnéticos. Observar as linhas onde a declinação é 0º, nestes locais a bússola indica o norte geográfico.

A declinação magnética no Rio Grande do Sul é de -15ª, ou seja, o Norte Magnético está 15º à esquerda do Norte Geográfico. Alinhando-se a Bússola no sentido Norte/Sul com a marcação do meridiano encontrado em nossa rosa dos ventos, a agulha da bússola deve estar 15º à esquerda do meridiano, ou seja, indicando 345º ou o rumo N15ºW.


Ao realizar este teste simples, podemos verificar que são coerentes com a realidade as marcações astronômicas realizadas na Rosa dos Ventos do campus, bem como concluímos que estão precisas as indicações dos pontos cardeais.





A linha norte-sul trazada pelo método solar do determinação do
 meridiano coincide com a declinação de 15 graus oeste prevista.














* Douglas Avila é aluno do terceiro semstre do curso de Automação Industrial de IF Sul-Rio-grandense - Campus Camaquã


Nenhum comentário:

Postar um comentário